1º de março dia mundial do futuro

Você sabe por que chamamos de Profuturo o nosso programa na FIA?

1º de março – dia mundial do Futuro

Muitos dos nossos alunos e ex-alunos dos MBAs Internacionais e do Mestrado Profissional, entram na FIA, mas não entendem porque nos referimos sempre ao programa com o nome Profuturo.

Aproveitando o ensejo do dia mundial do futuro, gostaríamos de contar um pouco sobre nós.

O Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) foi fundado nos anos oitenta, como um centro de produção científica da FIA, nesse período já fazíamos cenários de futuro do Brasil.

“Nosso primeiro projeto foi para o governo brasileiro para estudar o futuro do Programa Nacional do Álcool (Proálcool). Em 1979, quando aconteceu a segunda crise do petróleo, 90% do petróleo era importado e mais de 50% vinham do Irã e do Iraque, que entraram em guerra. Para expandir a produção de etanol, o governo obteve financiamento do Banco Mundial, que demandou um estudo independente sobre as perspectivas futuras do Proálcool. ” (2014, Escola de Líderes, Editora Gente).

Nessa época éramos contratados por diversas empresas para realização de consultorias de prospecções do futuro, desenvolvemos projetos para grandes empresas e instituições. Após mais de 10 anos de existência do Profuturo foi natural a criação dos cursos de MBA e Mestrado Profissional (iniciando com o MBA Executivo Internacional em 1993, International MBA em 2009, Americas MBA em 2011 e Mestrado Profissional em 2014). O depoimento do engenheiro químico, executivo e pesquisador Nilo Martire Neto, da Turma 1 do MBA Executivo Internacional, confirma essa necessidade: “O Brasil passava por momentos difíceis na economia e nos investimentos. Adquirir uma visão abrangente de todo o cenário se tornava fundamental aos executivos de então” (2014, Escola de Líderes, Editora Gente).

Desde a criação do MBA Executivo Internacional, os MBAs se tornaram nossos produtos principais, mas não perdemos nossa essência. Nossos professores, consultores e equipe sempre estiveram voltados a assuntos relacionados ao futuro, prospecções, cenários e principalmente a inovação resultante de estudos do futuro de horizonte de tempo de médio para longo prazo.

Foi com esse intuito que em 2009 nossa coordenadora professora Renata Giovinazzo Spers, fundou a Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ], revista eletrônica pública para a leitura, com a missão de divulgar a produção intelectual sobre estudos do futuro.

Nesses 10 anos a revista cresceu, se tornou a revista oficial do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da FIA, ganhou mais uma edição por ano (são 3 edições por ano atualmente) e subimos no ranking da Capes, nos tornando B2, algo de extrema relevância para uma revista tão nova, uma grande contribuição para academia.

Somos um núcleo de estudos que consegue unir a academia e o mundo profissional, o melhor dos dois mundos, já formamos muitos líderes e contribuímos em diversos projetos de empresas e instituições. Movimento que está totalmente ligado ao nosso lema e legado que é a formação de profissionais visionários e acima de tudo disruptivos que possibilita a evolução da sociedade, pois é o que temos em nosso DNA no Profuturo.