confused-man

Diferenças entre Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e MBA 

Com a oferta atual de cursos de pós-graduação no Brasil surge a dúvida de qual modalidade escolher para avançar em seus estudos tempos depois de terminar a faculdade.

Essa discussão aumentou com a recente expansão da quantidade de cursos de Mestrado Profissional e tornou mais confusa a compreensão do que cada curso propõe para a formação de seus alunos.

Com isto compartilho abaixo a minha visão sobre o que diferencia cada tipo de curso baseado em nossas conversas com os candidatos e alunos da Fia Business School.

Os cursos lato-sensu, mais conhecidos como pós ou MBA são os cursos voltados ao estudo da aplicação de ferramentas do mercado com prática imediata e com objetivo de aprofundar estudos de temáticas técnicas e/ou gerenciais. Vale comentar que tradicionalmente o curso de MBA tem carga horária maior e deve obrigatoriamente trazer disciplinas de temas relacionados a gestão.

Em um outro extremo da discussão temos os cursos stricto sensu tradicionais: Mestrado e Doutorado que chamamos de Acadêmicos – para diferenciar dos programas profissionais. Estes cursos objetivam estudar profundamente o estado da arte conceitual formando professores pesquisadores. Geralmente são oferecidos em horário comercial pressupondo dedicação integral do aluno à vida acadêmica.

O Mestrado Profissional está entre estes dois formatos. Concede o título de Mestre e possibilita a docência no ensino superior como no Acadêmico. Mas também se discute aplicação prática e aprimora gestores como o MBA. É mais comum encontrar oferta de MPs em horários de MBA uma vez que o curso é focado no profissional que deseja se aprofundar em sua área por meio da discussão teórica e metodológica aprofundada, mas sem deixar a prática de lado.

A FIA, seguindo sua vocação em integrar a Academia com mercado, possui um Mestrado Profissional com a temática em Gestão de Negócios (MPGN/FIA) que vai para sua 6ª turma em março/2019. Neste programa podemos observar um grupo de alunos e alunas interessados em discutir problemas organizacionais com profundidade metodológica e conceitual e, por meio destas, desenvolver soluções inovadoras para o contexto empresarial com diferenciação para as próprias carreiras tanto em termos de evolução na vida executiva bem como no apoio à transição para a própria consultoria ou startup.

Escrito por: Professor Daniel Estima

Coordenador Acadêmico do MBA Executivo Internacional e do Mestrado Profissional.