tendencias em educação executiva

Tendências em educação executiva

Vivemos em um mundo em transformação, cada vez mais dinâmico. A atual geração de executivos está imersa em um ambiente de mudanças tecnológicas, inteligência artificial aplicada a situações diversas, alta conectividade e novos modelos de negócios.

Diante deste contexto, cabe refletir como um MBA pode contribuir com o desenvolvimento de executivos em um mundo VUCA. Quais os temas de fronteira, os pilares da inovação em educação, que podem ajudar a formar executivos?

Cursos de MBA de excelência consideram três níveis em que os executivos estão inseridos: no nível individual, o foco está no conhecimento de técnicas, ferramentas e conceitos, assim como no desenvolvimento de soft skills cada vez mais demandadas, tais como flexibilidade, comunicação, trabalho em equipe, capacidade de adaptação, entre outras.

O segundo nível é o organizacional. No passado os alunos procuravam um curso de MBA que pudesse apoiá-los no avanço de carreira. No mundo de hoje, a educação executiva abre um leque muito mais amplo de possibilidades, promovendo discussões sobre outras carreiras, setores, categorias de atuação. Já o terceiro nível aborda o papel do executivo na sociedade, suas potenciais contribuições e alinhamento com propósito pessoal e profissional.

As principais tendências em educação executiva, que contribuem com o desenvolvimento de lideranças nestes três níveis, são: uso intenso de tecnologia, aplicação de métodos ativos nas aulas, abordagens voltadas aos objetivos de aprendizagem e integração de conteúdos multidisciplinares.

Nos MBAs Internacionais do Profuturo – FIA a utilização de métodos ativos de aprendizagem, combinados com tecnologia, faz com que o executivo seja o protagonista de seu aprendizado. Por meio de simulações, jogos de empresas e outras atividades blended, os alunos desenvolvem diversas habilidades necessárias para um líder. Por outro lado, a base teórica dos cursos do Profuturo é ministrada com abordagens multidisciplinares e tem foco nos objetivos de aprendizagem dos alunos, ou seja, nos conceitos que o executivo precisa saber para apoiar sua tomada de decisão na prática das organizações

Por meio destes pilares de educação, executivos estarão cada vez mais preparados para liderarem as transformações do mundo VUCA em que vivemos.

O Profuturo – FIA oferece um conjunto completo de MBAs Internacionais, que são continuamente projetados para atender os desafios do presente e do futuro. Se seu objetivo é construir uma carreira com perfil global, um de nossos programas de MBA poderá atender âs suas necessidades. Convidamos você a conhecer mais sobre o MBA Executivo Internacional, International MBA (in English) e Americas MBA, em parceria com Vanderbilt University, Simon Fraser University e ITAM.

Escrito por: Professora Renata Giovinazzo Spers, PhD  – Diretora Geral do Profuturo e dos MBAs Internacionais